Mad Max , Furiosa e a Transição ( E olha que nem vi o filme
.... ! )
Temos a ‘ reborn ‘ para The Next Generation ‘ e qual é a
novidade ? Qual o ou os elementos surpresa ? O que poderia ser acrescentado à
história para ‘ reter ‘ curiosidade ? Furiosa
....
O Humano é uma denominação: Você e eu ‘ fazemos ‘ esse “nome”
ter sentido . Porém temos a Ira
ressentida que desemboca em Caos que não parece ter fim....e onde está a Razão
, o Espírito Humano ? Daí vem a estória de Furiosa...
aperta o botão....reboooooot!!!!
Não temos controle sobre nossas vidas , existimos de fato e
às vezes vivemos , quando sorte há ...e muitos ao longo da história não suportam
o fardo . Hoje há pouco ouvindo a BandNews se apresenta uma autora que ‘ rodou ‘
o mundo e falava de sua reflexão sobre citando uma humilde serviçal do prédio
onde residia na capital do Sri Lanka , Colombo . Ela , jornalista , nem sempre
chegava cedo em casa e quem é solteiro sabe o que é organizar sua vida sozinho
todos os dias...as vezes falta uma refeição , outra hora pasta de dente e por
aí vai...e a autora falava dessa pessoa extremamente pobre mas que nunca isso
envolvia não realizar gentilezas que nos recobram o valor do Espírito Humano .
Já pensou em uma pessoa que conhece sua rotina e deixa em sua porta uma
refeição quente ? Porque sabe que você muitas vezes não tem tempo e chega muito
tarde....papo de mãe extremada? , nada disso . Acontece em geral entre
humildes....
Pode nossa Espécie ser Humilde como muitos dos ‘ pobres ‘
são ? Podemos ser sempre assim ?
E o outro lado : A Ira , pode a Espécie não sucumbir à Ira ?
Furiosa , novamente....
A pergunta para todos dissuadirem a Ira
Você ‘ pode ‘ evitar
um problema com uma ação , ou reação se preferir e muito o seguem e o problema
desaparece ....por que não é problema : é o início da Ira. Com isso voltamos à
Furiosa e um último adendo . Perdoe-me.
Tome a Direção contrária à Ira
Lembro que quando comecei a gostar de fato de ler nos ‘ 80 ,
havia uma revista chamada Imprensa que era especializada : coisa rara na época
, com artigos sobre o ‘ lado b ‘ do jornalismo . Certa edição houve um artigo
reproduzido de um jornalista Americano , Gay Talese que escreveu certa vez
sobre Sinatra um artigo memorável sem nunca tê-lo entrevistado....não tenho a
pretensão de ser jornalista , eu ? nada disso meus caros mas ‘ ligo pontos ‘
....
Cidadão Miller
Por que agora um complexo de Staley Kubrick ? Tenho o
controle criativo completo para quê?
O Diretor que realizou nesse hiato de 30 anos desenhos animados ? Controle
Criativo ? Porque caralho ?!?
Qual o verdadeiro motivo , pois se é ‘ fazer o filme ‘ ,
esse passou quando Gibson não o fez no início dos 2000...então para quê ?
Furiosa é aTransição para a escolha ! Você escolhe continuar
ou perecer ? Escrevo sobre perecer em Espírito , quando essa morte significa
nada e invariavelmente leva outros para óbito, furiosa é assim , e nem preciso
ver o filme ( como disse um amigo : um imenso Clip , cuja lembrança pessoal me
evoca Moonwalker , outro Clip – Filme ) !
Quente né? Vô fritar a prótese....
O que passa despercebido é que a estória é sobre , mesmo , e
não talvez , sobre Furiosa e a Extinção da Espécie Espiritualmente .
Pergunte-se : O que é ter Raiva para você ? Já sentiu verdadeira Ira ? Uma “
ira de Deuses “ , que não parece ter amanha? Furiosa , Joana D’arc , Willian
Foster ( Um Dia de Fúria ) , Sonny ( Um Dia de Cão ) entre outros . O que os
une ? Onde está a barreira entre o natural e o supernatural ?
A Ira os une . A extinção da humildade os une . O Circo os
une . Pois Ira é tudo isso e muito mais . É ausência de medidas e que perfaz
ações sem organização alguma , e quando há , desaparece rapidamente pois ‘
estamos ‘ alimentando a Ira com Ausência . Ausência , o problema central que
Miller mostra .
Não importa o Heavy Car ou os Humanos Pêndulos , o que importa
é a exortação da Miséria através da
Ausência : De foco , Esperança , De Medo ( sim, medo ) e de ‘ norte ‘ ...aí
voltamos à Furiosa ! O novo Max é um bosta , é isso . Furiosa é o Filme .
Miller que exortar essa realimentação da Miséria Global através da Mídia ,
nosso cotidiano de apreensão e nossa psicosfera pútrida ( peguei essa de True
Detective ) e a resignação ‘ forçada ‘ entre nos que ás vezes explode em fúria
e daí Ira .
Sacanagem total : Nem o Carro original sobrevive....
Furiosa nada vai resolver . Existe uma missão , não haver
missão alguma . E isso a enlouquece pois como se vingar ? Missão é sobre obter
resultados , seja vingança , meta ou qualquer outra coisa que tens em mente
. Quem a segue , segue o nada . Miller
exorta isso , vi isso ao assistir o trailer . Logo , vi o filme , nesse caso
...
Miller quer , sendo um artista , chamar atenção para um fato
: a Humanidade pode estar caminhando para Extinção , porem a pergunta é A
Humandade vai continuar a aceitar o desespero ? . Essa é a pergunta .
Sendo uma Espécie inteligente , vamos continuar a aceitar o
desespero como fim ?
Deixamos Furiosa responder?
A Espécie encontra seu caminho , lá fora e dentro de si ! Unida !!!!!
A única razão para Miller ter ‘ controle criativo ‘ é essa :
A Humanidade continua a aceitar o fim como o fim ? ´E só isso ?
Creio que não












Comentários
Postar um comentário